Sejamos sinceros: o que realmente importa na sua previdência é a rentabilidade, não é mesmo? Só que ela pode gerar dúvidas em alguns momentos – especialmente em períodos de crise como o atual.
Planos de previdência privada são uma excelente opção de investimento para o futuro. E quando falamos de investimento, é preciso tempo, dedicação e paciência para fazer aquele dinheiro tão importante render.
Chega de dúvidas: abaixo, você vai entender “tim-tim por tim-tim” da rentabilidade do seu plano. E de quebra, poderá ampliar seu entendimento com um conteúdo feito especialmente por nossos especialistas para você. Dividido por “trilhas de conhecimento”, lá você encontra informação descomplicada e sem mistérios do seu plano. Vamos lá!
1. Por que a Previdência Privada não é uma “poupança melhorada”?
Porque uma previdência privada e uma poupança são investimentos de objetivos diferentes.
Na poupança, o foco está em acumular uma reserva para o curto prazo. Como no caso de uma emergência, sabe? Ela é isenta de Imposto de Renda e rende até 70% da taxa Selic. O objetivo não é rendimento, mas segurança e baixíssimo risco.
Já na previdência privada você acumula recursos para o longo prazo. Ela é conhecida por ser voltada à aposentadoria, porém, é uma excelente opção para investir. Seu rendimento está atrelado a fundos de investimento, que podem ser ajustados ao longo do tempo para otimizar rentabilidades e/ou preservar seu patrimônio.
2. Por que investir tem muito mais a ver com tempo do que com dinheiro?
Porque o mercado (e os investimentos) premiam mais quem tem mais paciência.
Seu plano é um investimento de longo prazo. Assim, ele acompanha o “sobe e desce” do mercado. Por isso, na hora que os preços oscilarem para baixo, nada de pânico. São movimentos absolutamente normais. A tendência sempre observada, depois disso, é de recuperação.
Lembre-se: quanto mais tempo seu plano ficar investido, maior será o retorno esperado.
3. Por que mirar no longo prazo pede paciência e sabedoria?
Porque isso é saber valorizar o “logo mais” que só o futuro proporciona. Quando o assunto é dinheiro é preciso equilibrar, sempre que possível, aquela quantia que você irá usar agora, aquela que você guardará para uma emergência e outra para investir no seu futuro.
Com a sua previdência privada, é preciso ter paciência e sabedoria para fazer as melhores escolhas para o seu amanhã. E para isso, é importante ter serenidade e resiliência. Se a aplicação rendeu negativo hoje, tenha calma: em breve ela se recupera e supera os resultados anteriores. E assim seu rendimento vai se formando com o tempo.
Fonte: Blog Brasil Prev
Comentários