Atualmente muitos brasileiros vem sofrendo nas mãos de cibercriminosos que se passam por amigos ou familiares pedindo dinheiro.
Tanto a pessoa que teve seu whatsapp clonado como a pessoa que emprestou o dinheiro pode tentar indenização.
Isso está ocorrendo, pois, milhões de brasileiros tiveram seus dados vazados e este vazamento pode ter ocorrido da sua própria operadora, dessa forma os cibercriminosos conseguiram acesso a toda sua lista de contato e conversas do whatsapp.
O código do consumidor e a lei geral de proteção de dados te amparam nesse caso, pois foi a falha na prestação de serviço que não deu zelo adequado as suas informações, lá armazenada. Assim que perceber que o golpe está acontecendo entre em contato com a operadora e informe o golpe, não se esqueça de anotar o número do protocolo.
Faça um boletim de ocorrência na delegacia do consumidor. Uma prova muito importante será o print de sua conversa do whatsapp, mas para essa prova ser considerada verdadeira será necessário ir até um cartório e transforma em ata notarial, pois o STJ não considera somente os prints como prova, pois estes podem ser alterados.
Após todos esses passos você já está pronto para buscar o seu direito.
Advogado Sérgio Petrilli – OAB/MT 21.414
Comentários