O ministro Rogerio Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça, negou o pedido de absolvição pleiteado pela defesa do policial militar reformado acusado de participar do assassinado de Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, mantendo a sua pronúncia para o Tribunal do Júri.
O caso aconteceu em 2018, na Estácio, região central do Rio de Janeiro, quando um carro emparelhou com o das vítimas e começou a efetuar disparos de arma de fogo.
Na ocasião, um policial militar reformado foi pronunciado pela justiça do Rio de Janeiro por homicídio qualificado por motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, com relação a Marielle; e pelo mesmo crime em relação ao motorista, Anderson Gomes, com o adicional da qualificadora de assegurar a execução ou a ocultação de outro crime.
A defesa do PM alegou que não há provas nos autos capazes de evidenciar o envolvimento do policial no crime e argumentou que ele não estava no local e nunca pesquisou informações sobre Marielle na internet.
Para o ministro relator, no entanto, há elementos que consubstanciam lastro mínimo de autoria. O magistrado destacou que há registros de que o policial monitorou Marielle antes do dia do crime por meio de pesquisas online sobre os locais em que a vereadora costumava atuar, os endereços que frequentava e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), ao qual era filiada, havendo ainda indícios de que o PM reformado tentou acobertar as buscas feitas por ele na internet.
Segundo o ministro,
Essas são algumas das provas citadas na pronúncia, mantida em segundo grau, que consubstanciam lastro mínimo, judicializado, da admissibilidade da acusação a ser desenvolvida em plenário do júri. As instâncias ordinárias justificaram a suspeita que recai sobre o agravado acerca de crime contra a vida.
Com esse entendimento, o relator manteve a decisão de pronúncia do acusado.
Leia também
Homem é condenado por matar esposa que gastou auxílio emergencial
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
[#item_custom_media:title] [#item_custom_media:starRating@average]
Comentários