Lucile Randon, mais conhecida como Irmã Andre, se tornou a mulher mais velha do mundo após a morte de Kane TanakaReprodução / UOL – 10.02.2021
A freira francesa, irmã André, se tornou esta semana a mulher mais velha do mundo, com 118 anos, após a morte da japonesa, Kane Tanaka, em 19 de abril aos 119 anos. Ela é a terceira francesa mais velha e a terceira europeia mais velha já registrada, segundo o Guinness World Records.
História
Irmã André nasceu 11 de fevereiro de 1904 com o nome de Lucile Randone, e recebeu seu título eclesiástico em 1944 quando ingressou em uma ordem católica de caridade.
New record: Oldest living person – Sister André, aged 118 years and 73 days old.
Sister André, born 11 February 1904 as Lucile Randon, is the oldest living person as well as the world’s oldest nun and the oldest person to survive COVID-19 🙏 pic.twitter.com/3HisPI4saO
— Guinness World Records (@GWR) April 25, 2022
Na juventude, a freira trabalhou como professora, governanta e cuidou de crianças durante a Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra, ela passou 28 anos trabalhando com órfãos e idosos em um hospital em Vichy, região de Auvergne-Rhone-Alpes, antes de se tornar uma freira católica.
Ela passou a maior parte de sua vida se dedicando ao serviço religioso, Irmã André também detém o recorde de freira mais velha viva.
Em 2019 foi eleita cidadã honorária da cidade em que reside, Toulon, região de Provence-Alpes-Cote d’Azur, França, recebendo uma carta do Papa Francisco.
Depois de já viver a pandemia de gripe espanhola em 1918, em 16 de janeiro de 2021, testou positivo para o coronavírus e foi isolada na casa de repouso em que vive para impedir a propagação da doença. Ela se curou após três semanas sem sintomas ou efeitos colaterais, mesmo um pouco cansada a idosa teve alta a tempo de comemorar seu 117º aniversário.
Recentemente recebeu, irmã André, bateu mais um recorde para o sobrevivente mais velha da COVID-19.
Aos 118 anos, a freira perdeu a visão e usa cadeira de rodas, mas marca presença na missa todas as manhãs com a ajuda de outra freira, irmã Teresa, de 89 anos. Além das orações, os dias da freira são marcados por visitas de outros residentes, funcionários e o trabalho de responder cartas que recebe.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.
Comentários